SÍNDROME METABÓLICA EMAGRECER JÁ

OSTEOPOROSE DEVE SER PREVENIDA

15 de novembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: ARTÉRIOESCLEROSE NÃO É SINÔNIMO DE ATEROSCLEROSE,

ARTERIOSCLEROSE É UM TERMO GERAL QUE DESCREVE QUALQUER ENDURECIMENTO (E PERDA DE ELASTICIDADE ARTERIAL), UM PACIENTE COM ATEROSCLEROSE TEM ARTERIOSCLEROSE, MAS O PACIENTE COM ARTERIOESCLEROSE APENAS PODE TER OU NÃO ATEROSCLEROSE.

A semântica que diferencia duas doenças completamente diferentes, mas que uma delas (arteriosclerose), muito mais abrangente que a aterosclerose, trás certa confusão inclusive para profissionais da área. Artéria é um vaso condutor de sangue vital para a nossa sobrevida principalmente quando está saudável e não possui nenhuma área que provoque obstrução, elasticidade exagerada, constrição que é o estreitamento elástico da passagem do sangue, comprometimento do tecido que os compõe. Esta é uma artéria normal e saudável. 
Em contiguidade temos as veias. As veias são canais tubulares que nascem dos capilares distribuídos por todo o organismo, onde se produz a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos, e dirigem-se para o coração, confluindo entre si para formar um sistema venoso que assegura a denominada "circulação de retorno". À exceção das veias pulmonares, que conduzem o sangue recém-oxigenado nos pulmões para o coração, o resto dos vasos venosos transporta sangue pobre em oxigênio e repleto de dióxido de carbono e outros resíduos do metabolismo celular. O diâmetro das veias é muito diverso, pois oscila entre menos de 1 mm, as mais finas, e pouco mais de 10 mm, no caso das mais grossas. zNa periferia, onde é uma continuação dos vasos capilares, o seu diâmetro é muito exíguo, mas conforme confluem entre si unem-se e formam vasos de maior diâmetro, sendo as de maior calibre as que acabam no coração. As artérias podem apresentar diversas doenças, mas a mais frequente é a pressão alta, hipertensão arterial sistêmica, que possui diversas causas que vão desde problemas ambientais até alterações metabólicas, orgânicas, endocrinológicas, neuroendocrinológicas, como por exemplo, o diabetes mellitus tipo 2, comprometimento renais, que são graves e podem levar ao óbito.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Artérioesclerose promove o enrigecimento das artérias...
http://gorduraabdominal.blogspot.com

2. A hipertensão arterial sistêmica pode levar ao aneurisma em qualquer região do corpo...
http://gorduravisceral.blogspot.com

3. A obesidade pode levar à esteatose (gordura no fígado) hepática e pressão alta...
http://esteatosehepatica.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

Prof. Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista, neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista, medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil. T Matsuo, Y Kato, Y Murotake, M-K Kim, H Unno and K Tanaka, Graduate School of Comprehensive Human Sciences, University of Tsukuba, Tsukuba, Ibaraki, Japan , Sodegaura City, Sodegaura, Chiba, Japan , Unno Medical Clinic, Moriya, Ibaraki, Japan -International Journal of Obesity (2010) 34, 1742–1751; doi:10.1038/ijo.2010.95.

Contato:
Fones: (11)5572-4848/(11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Seguir no Google Buzz